Créditos: Álvaro Henrique |
Por Lívia Mello
Dando continuidade a série de lançamentos do EP POP, Terra Preta apresenta ao lado de Cabal o clipe da faixa-título com participação de Rodrigo Teaser, intérprete oficial de Michael Jackson no Brasil, nesta sexta-feira, 08. Empregando a técnica calling names, muito usada no rap para citar pessoas de relevância, "POP" faz menção a ícones como Prince e Pabllo Vittar, além de citar Filipe Ret. "Falo do Ret na minha parte por ele estar no topo do rap mainstream, e assim ter alcançado o pop, mesmo tendo uma estética que é contra o pop", reflete Terra Preta.
O clipe dirigido por Cabal mistura duas gerações: a geração do começo dos anos 2000, que assistia aos clipes feitos em chroma key na nostálgica MTV, e a geração atual que assiste aos clipes de trap feitos com recortes e efeitos visuais, como explica Cabal: "o clipe é cheio de efeitos visuais, como freezes nos frames e shakes, que são os principais efeitos dos clipes de trap. Além disso, tem muitas imagens distorcendo, derretendo, multiplicações minhas e do Terra Preta. Esse é o trap mais puro que já fizemos." O vídeo de POP foi construído usando a técnica do chroma key, com inserção de colagens que referenciam a cultura pop, como a obra clássica de Marilyn Monroe por Andy Warhol, ao mesmo tempo que carrega efeitos visuais e animação, feitos por Droper Lixo e Kennen Back.
"POP conversa muito com a cena atual. A gente tá vivendo uma fase em que o rap se desprendeu de alguns conceitos e discursos que limitavam, e não que esses discursos não sejam necessários, ou não sejam a nossa principal luta ou causa, mas existem muitos conceitos que impediram o rap de abraçar oportunidades", explica Terra. POP é sobre o rap poder ser popular e conversar com diferentes públicos, poder ser tendência e não precisar se desculpar por isso, afinal a cultura hip hop é jovem e hoje o trap é uma vertente do rap que está em ascensão, se conectar ao novo sem perder a essência é POP.