Bahia inspira mudanças: 1ª Conferência Livre do Hip-Hop abre diálogo sobre o futuro cultural dos municípios baianos

Por Welber Santiago
No último dia (16), a Bahia marcou um momento histórico ao sediar a sua primeira Conferência Livre dedicada à cultura do Hip-Hop, sendo esta, a primeira da Bahia. Organizado pela Construção Nacional Hip-Hop Bahia, o evento, realizado de forma virtual através da plataforma Google Meet, reuniu uma audiência diversificada, composta por entusiastas, artistas, educadores, representantes da Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia, e membros da comunidade de mais de 50 municípios baianos, para discutir o futuro cultural dos municípios baianos.

Sob o tema “Unindo-se para Transformar o Amanhã”, a conferência teve como objetivo fomentar a união de diferentes regiões, além da capital Salvador, para debater diretrizes que tenham um impacto nas políticas culturais significativas em todo o estado.

Cada representante municipal teve a oportunidade de compartilhar informações sobre o estado atual da cultura do Hip-Hop em suas respectivas regiões, proporcionando uma visão abrangente da cena no estado. Além disso, durante o evento, uma proposta de projeto de lei foi apresentada, e sugestões de pautas foram elaboradas com base nas contribuições presentes.

Udi Santos, Mc e uma das organizadoras do evento, afirmou: “Estabelecemos um pacto dentro da cultura, onde estamos comprometidos em acessar e lutar por políticas públicas que beneficiem todos os municípios que pudermos alcançar”, concluiu.

A mobilização da Construção Nacional Hip-Hop Bahia teve início no início de 2023, com o compromisso de desenvolver políticas públicas que facilitem o acesso e a expansão da cultura do Hip-Hop por todo o território brasileiro. A iniciativa atraiu uma ampla gama de participantes, incluindo membros ativos do movimento (Bboys, Djs, Mcs, Grafiteiros, entre outros) e também indivíduos que, de várias maneiras, contribuem para o fortalecimento da cena do Hip-Hop.

A 1ª Conferência Livre do Hip-Hop da Bahia marcou um momento crucial para a cultura do estado, demonstrando o compromisso de diversos atores em unir forças para moldar o futuro da cena do Hip-Hop e promover uma maior inclusão e representação em todo o território baiano. Espera-se que as discussões e iniciativas resultantes deste encontro continuem a transformar a paisagem cultural da Bahia nos próximos anos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Política de Privacidade Política de Cookies