Por Patrícia Dornelas
Um movimento cultural, que consiste em duelos, onde jovens se enfrentam através do improviso (rimas feitas na hora), ganhando quem tiver criatividade nas palavras; assim são as Batalhas de Rima. Após um período de filmagens em diferentes batalhas e conversas com artistas que fazem parte da cena do hip hop, o documentário “Para Além do Hip Hop” está no ar. Os quatro episódios podem ser assistidos gratuitamente no YouTube do Sons da Rua e na página do Facebook Para Além do Hip Hop.
O primeiro episódio do documentário retrata o início das batalhas e a luta de seus participantes para preservá-las. Unindo diferentes perspectivas e importantes batalhas de rima da cidade de São Paulo, como a Santa Cruz, a Aldeia e a Dominação, o segundo episódio da série retrata a organização gigantesca por trás de cada uma delas e, também, como elas impulsionam a carreira de diversos MC’s.
Das ruas para os palcos, é o foco do terceiro episódio. As batalhas de rima ocupam espaços sociais e fomentam o mercado da música, como falam os profissionais da cena que falam de suas experiências, evidenciando que o rap salva vidas.
No episódio final, o documentário aborda a carreira de grandes nomes do hip hop, que surgiram deste movimento e explora os impactos da cultura do freestyle sob o contexto das novas gerações, das oportunidades e da educação.
Celebrando a arte popular e provocativa que dá voz aos jovens da periferia, o “Para Além do Hip Hop” é realizado via Lei Municipal de Incentivo a Cultura e conta com depoimentos de grandes nomes da cena, como Bivolt, Levinski, Choco, Kamau, Slim Rimografia, DJ DanDan, Thaide, MC's, DJ Duh França, Mamuti e MC's e organizadores das batalhas da Aldeia, Santa Cruz e Dominação.